top of page

MUITAS COISAS, POUCAS PALAVRAS

Projeto gráfico . diagramação . ilustração

Esta palestra cantarolante, livro em voz alta ou peça radiofônica é um estonteante registro de leitura feito de forma criativa e mirabolante pelo poeta e educador Francisco Marques (Chico dos Bonecos) sobre a Didática Magna, de Comênio, considerado o pai da escola democrática.

 

João Amós Comênio, nascido em 1592 na Moravia, atualmente a porção oriental da República Tcheca, é aqui convidado por Chico dos Bonecos a encontrar-se, em uma sequência de abraços de profundo significado, com os professores de atualmente.

​

Além do diálogo criativo de Comênio com o leitor e ouvinte, em formato de peça radiofônica, Chico exercita outros gêneros textuais – a poesia, a biografia, a entrevista, a prosa – com a mesma inventividade com que tira de suas maletas os brinquedos milenares e reorganiza os brinquedos invisíveis para criar poesia e encantar.

​

O livro cantante ensina e comove. Mas não apenas isso: oferece, em tom lúdico, oportunidades maravilhosas de reflexão sobre a arte de ensinar e aprender e mostra como são contemporâneas para os desafios da educação atual as ideias do professor Comênio.

Livro Muitas coisas, poucas palavras
Projeto gráfico do livro Muitas coisas, poucas palavras, de Chico dos bonecos
bottom of page